top of page
Buscar

Inauguração

  • escdasartessaolucas
  • 12 de mar. de 2017
  • 3 min de leitura

Na manhã de 11 de março de 2017, a Diocese de Castanhal, através de seu bispo, Dom Carlos Verzeletti, inaugurou a Escola das Artes São Lucas, pioneira na Região Norte do Brasil. O evento contou com a presença de autoridades políticas do Estado do Pará, da Secretária de Estado de Educação, profissionais da educação e a comunidade em geral, para prestigiar este projeto social da Diocese ao povo dessa região.

A Escola quer ser uma oportunidade oferecida às crianças, adolescentes, jovens e adultos, para que possam descobrir seus dons, suas aptidões e talentos, que por si só, não saberiam e não desenvolveriam sem a ajuda de alguém.

Dedicamos esta Escola a São Lucas, porque pela tradição da Igreja, Lucas, além de ser médico era também artista. Diz ainda a tradição, que foi ele que pintou o primeiro rosto, ícone de Nossa Senhora, Mãe de Jesus. É só ver o Evangelho de Lucas e os Atos dos Apóstolos que ele escreveu, para perceber, como, ao narrar os fatos e as parábolas, coloca pinceladas de cores, de tal modo que podemos ver as personagens. Ao escrever, ele já demonstra ser um grande artista.

Por isso, queremos que os artistas que saírem da Escola das Artes São Lucas, consigam dizer o que ninguém foi capaz de dizer, consigam falar de Deus, que é O Invisível, falar do infinito, consigam transmitir, através das obras que irão fazer, algo da beleza de Deus.

É um sonho que começou a virar realidade a partir do ano de 2011. Com uma celebração Eucarística, presidida por Dom Carlos Verzeletti, foi lançada a pedra fundamental dessa obra, pedindo naquele momento sublime, a bênção de Deus, lembrando o que dizia o Apóstolo Paulo aos Colosenses “E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Desse momento em diante, começa uma corrida para se erguer esse grande projeto, que agora é entregue à comunidade. É uma escola para todos, porém, os primeiros destinatários são os artistas invisíveis, anônimos, “perdidos” no meio da multidão, nas periferias do submundo, aparentemente sem valor, desprezados pelo mundo culto.

É uma Escola que quer fazer eco ao seu patrono, São Lucas, o Médico de Homens e de Almas, um lugar de encontro dos homens e mulheres semimortos, abandonados à própria sorte, reanimando e recuperando a vida quase perdida, através das artes: de acolher bem, com amor e ternura, com cuidado e atenção, revitalizando a beleza da vida, reconstruindo a dignidade desfigurada; com uma formação Integral, Humano-espiritual, dando a possibilidade de se refazer a própria história.

Grande é este intento, quando na contramão, nos deparamos com projetos de morte, contra a vida, de marginalização, de egoísmo e individualismo. Lançamos este desafio, de acolher e ajudar aqueles que ninguém quer, porque “dão trabalho”, ou “não têm mais jeito”, “nasceram pobres”, “vão morrer pobres”, o que pode sair deles? No que vão contribuir para a sociedade?

Por isso, não queremos trabalhar a arte pela arte, mas a arte como caminho de libertação, de resgate da vida, da auto estima, de encontro com sigo mesmo e com Deus, o Grande Autor e Artista da vida.

Como meios, propomos cursos técnicos profissionalizantes, reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação, que possam contribuir com a arte de recuperar a vida perdida, a maior obra de arte, descobrindo e trabalhando os talentos que cada um possui, como dom de Deus. Transformando esses talentos em dom para melhorar a própria vida e a vida do mundo.

Os primeiros Cursos que ofertamos, em parceria com o Governo do Estado do Pará são:

Artes Visuais

Instrumentos Musicais

Artes Dramáticas

Em parceria com a iniciativa privada:

Gastronomia

Meio ambiente

Marcenaria

E outros que virão.

Continuaremos ofertando a formação básica inicial, não somente nas artes musicais, mas também, nas diversas linguagens artísticas, para quem não pode ainda fazer um curso técnico.

Estamos organizando o trabalho para começarmos esta aventura de amor a partir do mês de agosto de 2017.

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page